Procedimentos Modernos, Seguros e Qualificados

Ortodontia Infantil

A ortodontia preventiva é o ramo da odontologia que visa prevenir problemas de oclusão dental nas crianças, ou seja, minimizar alterações como mordidas incorretas e dentes tortos enquanto a criança não concluiu a troca da dentição decídua (de leite) para a permanente. Com condutas simples ou aparelhos específicos, pode evitar a necessidade da ortodontia corretiva e até mesmo de cirurgias na fase adulta.

Ortodontia Corretiva

A ortodontia corretiva tem o objetivo de tratar o mau encaixe dos dentes em indivíduos que apresentam a dentição permanente. O tratamento pode ser realizado com aparelhos fixos convencionais, metálicos, estéticos ou por meio de alinhadores invisíveis.

Alinhadores Invisíveis

A ortodontia com alinhadores invisíveis é uma modernidade que permite a correção de problemas ortodônticos, agregando qualidade, conforto e elevado valor estético. Os alinhadores são aparelhos ortodônticos removíveis e de fácil higienização, sendo imperceptíveis durante o uso. O planejamento para esse tipo de tratamento é obtido com software específico, em que os movimentos dentais necessários e os próprios alinhadores são estabelecidos por fluxo digital.

Clareamento Dental

O clareamento dental representa um dos tratamentos estéticos mais utilizados para se obter um sorriso bonito e agradável. Sua realização é simples e consiste na aplicação de um gel clareador na superfície dos dentes, que pode ser feito no consultório ou até mesmo em casa, após a avaliação profissional.

Profilaxia e Flúor

A Profilaxia é uma limpeza profissional feita no consultório para auxiliar na manutenção da saúde bucal, na prevenção de cáries e de problemas gengivais. Em crianças, a profilaxia é complementada pela aplicação de flúor. É um procedimento que deve ser realizado periodicamente pelo profissional.

Estomatologia

A estomatologia é a especialidade da odontologia responsável por diagnosticar e eventualmente, tratar doenças que afetam a boca. Entre essas doenças, destacam-se o câncer bucal, os tumores benignos, as condições autoimunes e as lesões de etiologia infecciosa. Um dos procedimentos mais rotineiros na estomatologia é a biopsia, cujo objetivo é a remoção de um fragmento tecidual para exame laboratorial e diagnóstico definitivo. Também engloba tratamentos como laserterapia, medicações e cirurgias, conforme a indicação clínica.

Tratamento endodôntico

O tratamento endodôntico, mais conhecido como tratamento de canal, constitui a remoção da polpa dental doente e o preenchimento da cavidade pulpar com material obturador. T e m c o m o finalidade resolver quadros de dor e infecções odontogênicas.

Tratamento da Disfunção Temporomandibular

A disfunção temporomandibular é uma desordem complexa que afeta o funcionamento das articulações temporomandibulares, as famosas ATMs. Essa doença pode causar, entre diversos sinais e sintomas, dor ao mastigar, estalos ao abrir a boca e restrições ou desvios no movimento do maxilar. O tratamento varia desde métodos não cirúrgicos, como fisioterapia, medicações, laserterapia e placas interoclusais, até cirurgias. Os procedimentos cirúrgicos são reservados para situações específicas, conforme indicação clínica, e incluem técnicas minimamente invasivas e cirurgias abertas.

Cirurgia dos Dentes Inclusos

Os dentes inclusos são aqueles que não irromperam para a boca no momento devido, permanecendo retidos no interior dos ossos maxilares. O grupo de dentes que mais permanecem inclusos são os terceiros molares, popularmente conhecidos como dentes do siso ou do juízo. A manutenção desses d e n t e s ao longo da vida, pode condicionar problemas de gravidades variadas como perda do dente vizinho, por cárie, doença periodontal ou reabsorção radicular, infecções e até formação de cistos e tumores odontogênicos. Os dentes inclusos devem ser removidos para prevenir tais problemas ou para tratá-los, caso já tenham se desenvolvido. Em algumas situações, um dente incluso pode ser tracionado por recursos ortodônticos para seu aproveitamento funcional e estético na arcada dental.

Traumatologia Bucomaxilofacial

O trauma facial é um problema comum que pode afetar a boca, os maxilares e outras partes da face, gerando ferimentos nos tecidos moles ou fraturas ósseas e dentais. A traumatologia bucomaxilofacial é a especialidade da odontologia que faz o diagnóstico e o tratamento das lesões traumáticas da face, tanto em adultos quanto em crianças. O tratamento do trauma facial pode envolver cirurgias em âmbito hospitalar, em que o objetivo é reposicionar a estrutura fraturada e fixá-la com aparato específico, devolvendo a estética e a função.

Cirurgia dos Cistos e Tumores Odontogênicos

Os cistos e tumores odontogênicos são lesões que se desenvolvem no interior dos ossos maxilares, a partir de células relacionadas à formação dos dentes ou localizadas ao redor da coroa de dentes inclusos. Essas lesões promovem crescimento lento e indolor, podendo causar assimetrias faciais e fragilização dos maxilares, entre outros problemas. O tratamento é complexo e variado, com diferentes possibilidades de técnicas que devem ser utilizadas de acordo com a indicação clínica, em âmbito hospitalar ou no consultório. Para a correta resolução de cistos e tumores odontogênicos, é importante aliar a cirurgia bucomaxilofacial com os conhecimentos da estomatologia.

Cirurgia Ortognática

A cirurgia ortognática é um procedimento cirúrgico realizado em âmbito hospitalar, que visa corrigir anormalidades de posicionamento dos maxilares e problemas de mordida não tratáveis pela ortodontia. Os principais exemplos de alterações clínicas que necessitam de cirurgia ortognática incluem: queixo para frente ou para trás, exposição insuficiente ou excessiva dos dentes ou da gengiva no sorriso, assimetrias da face ou do sorriso (face ou sorriso torto) e mordidas abertas ou cruzadas. Essa modalidade cirúrgica é realizada por dentro da boca e as cicatrizes são praticamente imperceptíveis. Na maioria dos casos, o paciente deve realizar um tratamento ortodôntico prévio à cirurgia, com aparelho fixo convencional ou alinhadores invisíveis. A finalização ortodôntica, para refinar o encaixe dos dentes, é realizada no período pós-operatório.

Tratamento da Apneia do Sono

A apneia do sono é uma doença multifatorial que se caracteriza por episódios recorrentes de obstrução total ou parcial das vias aéreas superiores durante o sono, resultando em parada ou diminuição da respiração. Os principais sinais e sintomas da apneia do sono incluem: ronco, despertares noturnos, sensação de sufocamento durante o sono, excesso de sono e cansaço durante o dia, dor de cabeça pela manhã, irritabilidade e alterações de memória. O tratamento é multiprofissional e pode incluir modalidades do domínio da ortodontia e da cirurgia bucomaxilofacial, como aparelhos intra-orais e a cirurgia ortognática, que visam aumentar o espaço da via aérea superior por avanço dos maxilares e da musculatura inserida nesses ossos.

Mande uma mensagem no Whatsapp (11)91610-0201

Av. Paulista, 2073, cj 201, Horsa 1 - Cerqueira César - São Paulo

Entre em contato e agende seu horário

@ophirribeirojunior